O Curso

Um curso. Infinitas possibilidades. O Curso de Ciências Moleculares integra interdisciplinaridade e inovação em uma comunidade de estudantes motivados a abordar problemas complexos do mundo através do poder da colaboração. Qual contribuição você deixará para o mundo?


O que é o Curso de Ciências Moleculares?

O Curso de Ciências Moleculares é uma carreira a nível de graduação, oferecida desde 1990 pela Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo e abrigada no ambiente germinador do inova.USP.

O Curso oferece ao estudante a oportunidade única de escolher sua jornada acadêmica, desenvolvendo sua própria grade curricular em concomitância ao desenvolvimento de um projeto de pesquisa ou empreendedorismo. Podendo optar por quaisquer institutos, dentro e fora da USP, o cientista molecular adquire as competências necessárias para abordar os problemas complexos da sociedade contemporânea e expandir as fronteiras do conhecimento.

Formação de Excelência

Durante os quatro primeiros semestres, é fornecida aos estudantes do curso uma formação aprofundada e de excelência nas disciplinas de Biologia, Computação, Física, Matemática e Química, em um período denominado Ciclo Básico. É durante este período que o estudante desenvolve as habilidades necessárias para produzir conhecimento interdisciplinar, que será aplicado nos quatro últimos semestres, denominado Ciclo Avançado, onde o desenvolvimento de um projeto de pesquisa inovador guiará a criação de uma grade horária personalizada com disciplinas de quaisquer institutos, dentro e fora da USP.

🔬 Conheça a pesquisa desenvolvida pelos estudantes do curso no Ciclo Avançado aqui.

Formação Interdisciplinar

No Curso de Ciências Moleculares o intercâmbio de saber entre estudantes e docentes das mais variadas áreas de conhecimento é encorajado em um ambiente de valiosa liberdade acadêmica. Nossa diversa e acolhedora comunidade expõe os estudantes a novas perspectivas e estimula o surgimento de novas e criativas ideias.

💡 Conheça os projetos extracurriculares desenvolvidos pelos nossos estudantes aqui.

Perspectivas

São muitas as opções para os estudantes graduados em Ciências Moleculares. Ao final da graduação, o estudante estará apto a ingressar nos mais prestigiados programas de pós-graduação no Brasil e no mundo.

Muitos dos formados pelo Ciências Moleculares também trabalham atualmente em grandes institutos e empresas ao redor de todo o globo, demonstrando capacidade para destacar-se no panorama concorrido e globalizado da ciência, e tendo como trunfo o conhecimento em diversas áreas e a preparação para enfrentar grandes desafios.

Alternativamente, a vaga no curso de origem do estudante fica reservada durante toda sua permanência no Curso de Ciências Moleculares, de forma que, ao fim de sua graduação, o estudante poderá optar por retornar ao curso de origem e obter um segundo diploma de graduação.

📊 Confira na página "Após o Curso" estatísticas sobre os caminhos seguidos por nossos alumni.

Descubra o Ciências Moleculares