Entendendo a Seleção


Como funciona a primeira fase?

Fase atual

O primeiro passo da seleção é uma prova de respostas abertas composta por uma redação e questões interdisciplinares entre as disciplinas ministradas no Ciclo Básico e de proficiência em inglês.

🧾 A prova é compostas por questões interdisciplinares entre Matemática, Química, Física e Biologia.

Composta por seis questões, a prova da primeira fase do processo traz problemas instigantes e desafiadores, que têm respostas abertas e podem ser resolvidos a partir de múltiplas abordagens.

Mais do que a precisão técnica das respostas, o raciocínio científico, a inovação e o desenvolvimento da argumentação são sempre levados em conta na resolução da prova.

Partindo da interdisciplinaridade como principal motivação, esses problemas avaliarão individualmente como os candidatos utilizam seu pensamento crítico e sua criatividade para lidar com perguntas complexas e que desafiam as fronteiras da ciência.

Assim, os selecionados nesta primeira parte escrita participarão da etapa seguinte da seleção.

Como funciona a segunda fase?

Fase atual

Os candidatos selecionados para a segunda fase participarão de uma entrevista em grupo, que terá o formato de um debate entre os estudantes. Partindo de perguntas complexas e abrangentes, os candidatos serão desafiados a discutir amplos temas científicos e as intersecções entre as áreas que os envolvem.

Tendo a colaboração e o pensamento crítico como ferramentas essenciais para a discussão, busca-se neste momento do processo avaliar a postura dos candidatos diante de desafios que exigem mais do que apenas o domínio de conceitos: a proatividade de trabalhar em equipe aliada ao diálogo construído entre diferentes perspectivas da ciência mostram como o progresso e o pensamento científico dependem da colaboração e da participação de mentes com diferentes visões de mundo.

Descubra o Ciências Moleculares