Conclusões

Tentativas de modelar a co-evolução de muitas espécies em um ambiente físico constante enfrentam óbvias dificuldades. Para [Stenseth and Maynard Smith(1984)Stenseth & Maynard Smith], é difícil chegar a qualquer conclusão diferente da que a hipótese da Rainha Vermelha é plausível, mas não necessária. Isto é consistente com o fato de que uma espécie em um ecossistema de múltiplas espécies deve continuar evoluindo indefinidamente, ao mesmo tempo que é consistente com a idéia de que a evolução deve gradualmente diminuir e parar, quando cada espécie atinge um ótimo seletivo local Smith-book.

  1. Na ausência de mudanças físicas a evolução iria gradualmente ficar mais lenta e parar, da mesma maneira como a evolução de moléculas de RNA em um tubo de ensaio parecem fazer, quando cada espécie atingiu um ótimo local.
  2. Mesmo na ausência de mudanças físicas, a co-evolução continuaria indefinidamente. Isto não é para negar que mudanças físicas ocorrem e afetam a evolução, apenas diz que tais mudanças não são necessárias para manter a evolução.

[Maynard Smith(1989)] afirmou que não via nenhuma maneira, a partir da teoria ecológica ou genética, como escolher entre estas duas alternativas. Além disso, disse que seria difícil escolher entre elas a partir de um estudo do registro fóssil, mas esta poderia ser a única maneira.

Esta afirmação é tendenciosa. Não há nada que implique na necessidade do uso de registros fósseis. Como vimos, é patente a dificuldade em se testar esta hipótese, mas, recentemente, muitos estudos teóricos forneceram evidências que suportam a hipótese da Rainha Vermelha em alguns casos e refutam em outros. Tais modelos não são, a princípio, menos válidos que a utilização do registro fóssil. O registro fóssil seria apenas um campo amostral onde seriam encontradas as comprovações empíricas para modelos teóricos.

A dinâmica da Rainha Vermelha pode ser observada em vários processos co-evolucionários, como a interação presa-predador e parasita-hospedeiro. Recentemente, ao contrário do que se imaginava, [Bergstrom and Lachmann(2003a)Bergstrom & Lachmann] forneceram, através de um modelo de teoria dos jogos, evidências contra a hipótese da Rainha Vermelha em interações mutualísticas.

Apesar de fortes controvérsias, vale ressaltar que o embasamento teórico da Rainha Vermelha, apesar de dito ``óbvio'' por alguns, foi constantemente ignorado em modelos evolutivos contemporâneos, tornando assim necessária a tentativa de estabelecer-se tal base teórica como conceito biológico evolutivo válido, ajudando a destruir o senso comum na biologia evolutiva de que podemos relacionar a instabilidade ou estabilidade ambiental somente abiótica com evolução filética.

Leonardo 2003-12-20