Voluntários e a Dinâmica da Rainha Vermelha

A evolução da cooperação entre indivíduos não relacionados é um importante problema das ciências sociais e também da biologia. Há uma vasta literatura com respeito a esses problemas. Em especial, as ferramentas da teoria dos jogos, assim como no estudo da evolução do mutualismo, contribuíram consideravelmente para o avanço na solução do problema da evolução de comportamento cooperativo em humanos. Algumas dessas ferramentas são os Jogos dos Bens Públicos. Bens públicos são elementos que definem todas as sociedades. Recentemente, a dinâmica da Rainha Vermelha surgiu elegantemente em um estudo utilizando jogos de bens públicos com a implementação de um mecanismo simples com relação aos anteriores Hauert02.

Classicamente, jogos de bens públicos consistem de dois tipos de jogadores: egoístas e cooperativos. Nesses jogos, a cooperação pode perdurar se houver, por expemplo, mecanismos punitivos para os egoístas. No entanto, estes mecanimos necessitariam de um segundo mecanismo de identificação dos egoístas no grupo, o que leva, inevitavelmente à punição também de indivíduos cooperativos Hauert02.

O mecanismo simples recentemente implementado ao jogo foi a inclusão de um terceiro grupo de jogadores, chamdos pelos autores de loners. Essa modificação permite aos jogadores abandorem o jogo quando prejudicados aliviando, dessa maneira, o dilema social. O Dilema Social, na versão clássica do jogo, aparece quando os recursos são menores que a população.[Hauert and De Monte(2002)Hauert & De Monte] modelaram, utilizando teoria evolucionária dos jogos, o jogo de bens públicos com três grupos de jogadores.

Nesse modelo, os egoístas dominam os os cooperativos, como no jogo sem loners. Mas os loners dominam os egoístas pois num mundo só de egoístas o jogo não produz nada. Além disso, os cooperativos dominam os loners pois num jogo sem egoístas os primeiros ganham recursos. Dessa maneira o ciclo se fecha.

Sendo assim, a participação de voluntários é tão somente um mecanismo tipo Rainha Vermelha para a cooperação. Dessa maneira, as oscilações entre cooperativos, egoístas e loner leva a uma média de pagamento que não é superior à ausência de jogo. Enfim, [Hauert and De Monte(2002)Hauert & De Monte] mostraram que são as interações opcionais, ao invés das compulsórias, que promovem a cooperação.

Leonardo 2003-12-20