Bons livros



Raízes do Brasil
Raízes do Brasil, por Sérgio Buarque de Holanda:
Se, por um lado, não dá pra dizer que a obra de Sérgio Buarque de Holanda é o paradigma atual no estudo da sociedade brasileira, não tem como negar que sua influência se estende até os dias de hoje, e com muita força. Entre os homens cordiais e os semeadores, ler este livro certamente adicionará alguma coisa à sua visão do nosso próprio país.
Análise Matemática
Problemas e Exercícios de Análise Matemática, por Boris Demidovich:
Os soviéticos tiveram um especial apreço pela matemática quando da construção do seu sistema educacional. Este livro, que contém mais de 3000 exercícios de tópicos de cálculo, é uma das provas desse amor. Não serve como livro texto - e nem se propõe a isso - mas tem infindáveis oportunidades para exercitar aquilo que já foi aprendido.
QED
QED: The Strange Theory of Light and Matter, por Richard Feynman:
Não é um livro texto. Não é um livro de exercícios. Ainda assim, este compilado de aulas sobre a eletrodinâmica quântica ministradas por Feynman, "inicialmente na Nova Zelândia", é muito bem sucedido na difícil tarefa de criar uma imagem convincente para fenômenos quânticos. É extremamente tentador explicar, por exemplo, a reflexão, a refração e a difração da luz através dos vetorezinhos introduzidos ao início das aulas, de maneira bem sagaz.
Chega de Saudade
Chega de Saudade, por Ruy Castro:
Este livro é o que acontece quando um escritor endiabrado resolve pegar uma história tão cheia de reviravoltas quanto a da Bossa Nova e retratar suas raízes, seu nascimento, suas transformações e a sua eventual deglutição pelo mercado. É um livro que alterou a maneira como ouço as músicas do período retratado, sobretudo no que diz respeito à figura de João Gilberto, o menino de Juazeiro que tocava violão dentro de seu próprio banheiro.
Civilization IV
Sid Meier's Civilization IV (2005):
Tudo bem, não é um livro. Mas este jogo de estratégia, disputado em turnos, contém uma riqueza de detalhes tão imensa que é possível comparar as histórias que se nele desenrolam a capítulos de livros. Começando com guerreiros da machadinha e aldeões, sua civilização é capaz de produzir cultura e tecnologia, bem como de se expandir pelo mundo. Isso até chegar aos tanques de guerra e às bombas atômicas.