Ciências Moleculares


Curso de graduação oferecido pela Universidade de São Paulo que tem como objetivo formar pesquisadores versáteis em qualquer área da Ciência. Tem uma estrutura curricular interdisciplinar que introduz os alunos aos mais recentes avanços das ciências Físicas, Biológicas e Químicas, com o auxílio ferramental poderoso da Matemática e da Computação.

Esse curso é formado por dois ciclos: Básico e Avançado. O primeiro, comum a todos os alunos, é composto pelas disciplinas Matemática, Biologia, Química, Física e Computação, e dura dois anos. No Avançado, o aluno deve escolher um orientador em sua área de preferência. Em comum acordo com ele, o aluno ainda deve escolher as disciplinas que quer cursar.

A infra-estrutura do curso é muito boa. Na sede do curso (favo 22 das colméias), onde os alunos passam os dois primeiros anos, existe uma biblioteca, sala de computadores, máquina fotocopiadora, cafeteira, geladeira, forno, banheiros e duas salas de aula.

Defeitos do curso: sim, existem. O principal defeito do curso, na minha opinião, são os laboratórios. A Ciência deve sempre estar atenta aos fenômenos, ao que acontece no laboratório e no mundo. É necessário que os coordenadores incluam, na sexta-feira, aulas de laboratório de física e matemática. A sexta era reservada para palestras, mas é fato que os alunos "matam" muito essas palestras. Então, seria mais útil que essa tarde fosse dedicada aos laboratórios. Os alunos têm que ver o que acontece! Ver na prática o que estudam. Fica aí a sugestão.

Por fim, posso dizer que o curso foi muito bom para mim. Certamente consegui ver mais longe, a pensar holisticamente.

Pense nisto:

Pensar

(...) Podemos e devemos - como todos os grandes pensadores - pensar e agir a nível global. Como eles, devemos nos utilizar, harmoniosamente, do hemisfério esquerdo do nosso cérebro (que está relacionado com o pensamento lógico, racional, analítico) e do hemisfério direito (que está relacionado com a intuição, criatividade e imaginação). O ser humano deve aprender a pensar holisticamente. (...)

Pensar é causar.

Prefácio do livro sobre Chardin da coleção "O Pensamento Vivo" - Martin Claret.


Marcio G. B. Avellar