Figuras

\includegraphics[width=0.5\textwidth]{figura3.ps}

Figura 1. A dinâmica oscilatória (Rainha Vermelha) de hospedeiro monomórfico e populações parasitas. As dinâmicas são mostradas como um retrato de fases para os parâmetros $d$ e $\gamma$. Pode-se observar ciclos nos valores dos parâmetros preferidos, com um aumento na redundância, há um concomitante decréscimo no utilização de codon do parasita e vice versa. Os valores dos parâmetros são: $\epsilon =1$, $\alpha =\beta =0,25$, $r=\gamma =0,1$, $\mu _d=0,25$ e $\mu _{\gamma}=1$. (retirado de Krakauer02)

\includegraphics[width=0.65\textwidth]{figura4.ps}

Figura 2. A redundância quantificada ao longo do tempo, ilustrando a dinâmica de Rainha Vermelha de populações de hospedeiro e parasita monomórficos. Parâmetros idênticos aos da Figura 1. (retirado de Krakauer02)

    Jogador 2
    Generoso Egoísta
Jogador 1 Egoísta 2, 1 0, 0
  Generoso $k$, $k$ 1, 2
       



Figura 3. Matriz de pagamento do jogo utilizado por [Krakauer and Jansen(2002)Krakauer & Jansen] para modelar a evolução do mutualismo. O primeiro número de cada par ordenado refere-se ao pagamento do jogador 1, enquanto que o segundo refere-se ao pagamento do jogador 2.

\includegraphics[width=\textwidth]{mut1.ps}

Figura 4. Trajetórias evolucionárias para o jogo do mutualismo, determinado numericamente a partir das equações ([*] e [*]). Trajetórias acima da diagonal (vermelho) levam ao equilíbrio favorecendo a espécie 1; trajetórias abaixo da diagonal (azul) levam ao equilíbrio favorecendo a espécie 2. A diagonal (amarelo) é a separatriz entre os dois domínios de atração. As linhas horizontais e verticais (cinza) mostram os lugares onde a mudança de estratégia troca de direção, para a espécie 1 e 2, respectivamente. Os parâmtetros do jogo determinam as posições destas linhas. (retirado de Bergstrom03)

\includegraphics[width=\textwidth]{mut2.ps}

Figura 5. O efeito de taxas evolucionárias nos domínios de atração quando $k=1,5$. (Esquerda) A espécie 1 evolui oito vezes mais devagar que a espécie 2. (Centro) Taxas iguais de evolução. (Direita) A espécie 2 evolui oito vezes mais devagar. Neste jogo, a espécie que evolui mais lentamente tem um maior domínio de atração ao redor de seu equilíbrio favorável. (retirado de Bergstrom03)

Leonardo 2003-12-20