A Rainha Vermelha explica o sexo?

Retomamos, agora, a questão sobre ``quais as forças seletivas que mantêm a reprodução sexuada e a recombinação genética na natureza'' Smith78. Como vimos, [Hamilton et al.(1990)Hamilton, Axelrod & Tanese] argumenta que a hipótese da Rainha Vermelha correlaciona infectividade dos parasitas com a faixa de amplitudes do sistema imune do hospedeiro, encontrando uma relação direta entre esses fatores e a presença do sexo. Dessa maneira, o surgimento e manutenção do sexo poderiam ser completamente explicados a partir da hipótese da Rainha Vermelha. Essa conclusão baseia-se, no entanto, em um modelo simplificado. Essa simplificação é atacada por [Oshoa and Jaffé(1999)Oshoa & Jaffé]. Tais simplicações consistem das suposições de população haplóide, cruzamento perfeitamente randômicos e de expressão de fitness extremamente simplificada.

Afim de testar os efeitos das supracitadas simplicações, os autores elaboraram um modelo computacional realístico. Esse modelo leva em conta diploidia e seleção sexual randômica e não-randômica e com diferentes critérios, como seleção para um genótipo similar ou distinto. A partir dos resultados obtidos com alguns milhares de simulações, [Oshoa and Jaffé(1999)Oshoa & Jaffé] concluiram que a hipótese da Rainha Vermelha não é suficiente para explicar o surgimento e manuntenção do sexo. Esses autores sugerem que os resultados contraditórios com relação ao modelo de [Hamilton et al.(1990)Hamilton, Axelrod & Tanese] devem-se ao fato de que tal modelo utiliza seleção fraca na qual a população de hospedeiros é artificialmente truncada e onde os hospedeiros infectados podem sobreviver.

Enfim, novas abordagens são necessárias para se concluir quais forças seletivas estão envolvidas na manutenção do sexo. No entanto, os resultados aqui apresentados indicam que uma dinâmica de Rainha Vermelha não é suficiente para explicar tal fato. Os autores colocam que, na verdade, um bom modelo para a manutenção do sexo seria a própria seleção sexual, o que não foge completamente da base teórica da Rainha Vermelha, pois em tal modelo a evolução estaria sendo proporcionada por fatores puramente bióticos.

Leonardo 2003-12-20