Extinção das Espécies

[Stenseth(1979)] elaborou uma extensa análise sobre as implicações da hipótese da Rainha Vermelha sobre a extinção que, seguindo a linha de raciocínio de [Maynard Smith and Stenseth(1978)Maynard Smith & Stenseth], classifica como local, na qual uma espécie pode deixar de existir num dado número de habitats mas continuar a existir em outros, ou global, que envolve a eliminação de todos os indivíduos pertencentes a um dado táxon.

Através da interpretação de quatro modelos arquitetados para descrever matematicamente os princípios da hipótese da Rainha Vermelha, [Stenseth(1979)] derivam-se várias previsões e as confronta com uma enorme variedade de dados ecológicos e paleontológicos. Esses dados corroboraram as previsões feitas, embora alguns deles não sejam muito conclusivos.

Destaca-se, dentre essas previsões, a de que a diversidade tende a ser constante ao longo do tempo ecológico e evolutivo, pois tanto a taxa de extinção quanto a taxa de especiação teriam aproximadamente o mesmo valor e tenderiam também a ser constantes ao longo do tempo ecológico e evolutivo. Essa previsão foi deduzida ao se interpretar com um dos modelos matemáticos mencionados anteriormente a Lei da Constância da Extinção, proposta por [Van Valen(1973),Van Valen(1974)]. Os ``equilíbrios ecológicos'', como chama [Stenseth(1979)] os exemplos atuais e em tempo real (ecológico) dessa constância na diversidade, são corroborados por uma extensa literatura relacionada ao tempo ecológico Cody66,Cody75,Recher69,MacArthur69,MacArthur72,Lack69,Diamond69,Diamond76,Levinton79 e os ``equilíbrios evolutivos'', que correspondem aos exemplos paleontológicos (observados na escala de tempo evolutivo, ou geológico) são corroborados por [Webb(1969)], que concluiu que a diversidade de espécies de mamíferos permaneceu aproximadamente constante por pelo menos 10 milhões de anos, ou seja, as taxas de extinção e especiação das espécies desse táxon foram também similares durante esse período.

[Stenseth(1979)] chama atenção para o fato de que todas as previsões tiradas a partir da hipótese da Rainha Vermelha em sua análise dos modelos matemáticos parecem encontrar apoio em dados ecológicos e paleontológicos, podendo isso ser visto como um triunfo da Rainha Vermelha e um forte indício de que a exploração mais profunda dessa hipótese é útil e necessária.

Leonardo 2003-12-20