São Paulo, segunda-feira, 07 de outubro de 2002

Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha

Meio de transporte é usado por mais da metade da população para ir ao trabalho, inibindo carros

Invasão de bicicletas assusta pedestres 

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A bicicleta é o principal meio de transporte em Groningen. Mais da metade da população vai para o trabalho sobre duas rodas.
Os carros têm dificuldade de andar no centro e, em muitas ruas, são proibidos de circular. Além da estreiteza das ruas, há o intenso tráfego de bicicletas, que assusta motoristas e pedestres.
Uma mostra da importância do veículo na cidade ocorreu em maio deste ano, quando o 85º Giro d'Italia, tradicional competição ciclística internacional, teve seu ponto de partida em Groningen.
Furtar bicicletas é uma das poucas atividades criminosas que existem na cidade. Para proteger o veículo, é possível prendê-lo com cadeado -alguns mais caros que a bicicleta- nos vários estacionamentos do centro.
Em consequência dos furtos, grande parte dos modelos são legítimos ferros-velhos. Com medo de ver sua magrela furtada, muitos preferem andar em cacarecos a comprar modelos novos.
O visitante que quiser conhecer a cidade num desses modelos pode ir à locadora da cidade, ao lado da estação de trem. A loja tem mais de 5.000 bicicletas, e a locação diária custa 5,20.

Barco-casa
Outra curiosidade do modo de vida local são os barcos-casa. Trata-se de barcos que ficam ancorados nos vários canais da cidade e que funcionam como habitação para vários moradores.
Se logo após a Segunda Guerra os barcos-casa ajudaram a aliviar o problema da falta de moradia, hoje são usados em grande parte por uma classe média sedenta de espaço no país com a maior densidade populacional da Europa.
Em terra firme, uma curiosidade são as janelas das casas, grandes e transparentes. Permitem que se veja o que está acontecendo no interior, como casais jantando ou jogando cartas na sala. Segundo os moradores, as cortinas só são fechadas quando "alguma coisa estiver acontecendo".
O comércio, embora variado, apresenta um problema: as lojas são fechadas muito cedo. Muitos estabelecimentos não funcionam às segundas. Outros só ficam abertos das 13h às 18h.
O único dia em que as lojas ficam abertas até mais tarde é quinta, quando as ruas se enchem com feiras, e muitos estabelecimentos funcionam até 22h. É bom estar atento nos outros dias para não ficar sem filme fotográfico, principalmente no verão, quando o dia começa às 5h e vai até as 23h. (LUCIANO GRÜDTNER BURATTO)


Aluguel de bicicletas - Rijwielhandel Kuis, estação central, tel. 0/xx/31/503/ 124-174; VVV (informações turísticas) - Grote Markt, 25, info@vvvgroningen.nl; aberto de segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, das 10h às 17h.


 

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.