Home        Eu        Interesses        Projeto do Avançado

 FAQ - Ciências Moleculares 

" Faça dos obstáculos da vida .....degraus para aquilo que você considera supremo "

    O Curso de Ciências Moleculares é uma opção dentro da USP para quem pretende construir uma visão interdisciplinar .  Aqueles interessados em ingressar neste curso de GRADUAÇÃO deve já estar estudando na Universidade de São Paulo em algum curso de graduação regular, ou seja, passar pela FUVEST . Após esta primeira etapa o aluno enfrenta uma prova escrita e uma dinâmica em grupo discutindo algumas 'situações problemas' com os demais aspirantes (vulgarmente conhecido como entrevista).Após enfrentar essa maratona o aluno receberá , se obtiver sucesso, um gentil e esperado telefonema de uma das nossas simpáticas secretárias . (leia -se Marisas , no plural ).

    Seres 'estranhos' com diploma de bacharel em Ciências Moleculares . Podendo atuar quase que exclusivamente na área de pesquisa básica e tecnologia . Alguns alunos estão trabalhando em campos totalmente diferentes , como é o caso do Rafael da turma 01 que trabalha no Itau, mas isso é muito raro .  Os alunos que ingressam no CCM buscam uma formação que possibilite atuar de forma mais abrange nas diferentes áreas da Ciência , ou seja, trabalhar  como cientista , mesmo.  

   O curso é dividido em dois ciclos : Básico e Avançado. No Básico o aluno estuda de tudo , desde matemática , computação, química a biologia e física . Os detalhes dos tópicos trabalhados em cada curso sugiro que o interessado(a)  vá até a página oficial do Moleculares e se informe por lá  (apesar dessas informações estarem desatualizadas, tem como ter uma *vaga* idéia do que a gente aprende). Já o Avançado (uh! Tô indo para o Avançado!!) é onde o aluno faz a opção da área que quer seguir . Podendo montar o seu próprio horário dentre todas as matérias ministradas na USP e em outras instituições de ensino . Além de poder escolher  4 matérias da pós-graduação. A idéia é que o aluno possa passar direto para o Doutoramento , sem passar pelo mestrado, isso não é uma regra . Em exatas, por exemplo,é raro que um aluno consiga um DD (Doutorado Direto) .

    Para os pais sugiro que conte a verdade : diga que enlouqueceu e que quer virar um  cientista.  Caso sua mãe seja como a minha , insista dizendo que não está tomando droga alguma . Explique  o que você quer , o que verdadeiramente gosta e o que realmente o deixa satisfeito consigo mesmo . Tente mostrar que o que você procura não está em receber quantias exorbitantes de dinheiro ,  e sim estar  sempre evoluindo intelectualmente . Deparando-se com desafios a sua capacidade, a sua autodeterminação, a sua vontade e a sua inteligência .

    Para os familiares é mais complicado .  Para sua avó, que já foi difícil explicar o que significa   "biologia", deixe como está  ou diga que faz medicina , só para ela ficar contente. Para os tios/tias mais chegados diga que trancou matricula e que faz um outro curso 'exatóide' . Se a sua tia precisar de ajuda com computador diz que faz Ciências da Computação, se seu primo sentir dificuldades em matemática diz que faz Matemática . Enfim, garanto que depois de algum tempo eles vão ficar tão confusos que irão parar de perguntar  o que você faz na USP.